Sintomas da Fibrilação Atrial

Muitas arritmias são completamente assintomáticas, e a grande parte da população apresenta alguns episódios arrítmicos durante o dia e nem se dá conta disso. O sintoma mais comum é a palpitação (ou “batedeira”).

Eu particularmente sinto um grande desconforto na presença desse sintoma. Normalmente não prestamos atenção às batidas do coração, apenas quando levamos um susto ou estamos fazendo algum exercício ou ainda quando temos fortes emoções. Mas no dia-a-dia nunca percebemos. Mas quando a arritmia chega, o sossego acaba…

A maior parte das minhas arritmias ocorre durante à noite, período este que deveria ser para descanso, mas ultimamente tem sido um tormento! Mesmo tomando remédio para evitar e diminuir os sintomas, a sensação de desconforto é bem grande. Fico acompanhando todas as batidas do coração até que ele volte ao normal. O problema é que normalmente as minhas arritmias são prolongadas, indo de poucos minutos até muitas horas. Imagine, portanto, minha agonia. Tem sido bastante complicado dormir à noite, mas o cansaço acaba vencendo, e torço para que, quando acordar, tudo esteja normalizado.

Outro sintoma comum é a síncope (ou desmaio) caracterizada pela recuperação imediata e espontânea. O indivíduo pode sentir também falta de ar, mal-estar, e outros sintomas que vão depender da presença ou não de outras doenças. Da primeira vez que tive uma fibrilação atrial (parado, em repouso), cheguei quase a desmaiar, pois o coração batia muito acelerado e descompassado, parecendo que eu tinha recém terminado uma corrida de 100 metros rasos. Sorte que logo reverteu, senão provavelmente teria desmaiado.

Algumas vezes, quando a arritmia é mais grave, pode acontecer confusão mental, fraqueza, hipotensão (pressão baixa), dor no peito (angina), caracterizando uma emergência médica e levando à aplicação de tratamento imediato para evitar o risco de morte.

Fonte: http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4825&ReturnCatID=357

Categorias: Arritmias | Tags: | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: