Aluna morre em sala de aula da FMU devido a uma arritmia cardíaca

Uma estudante de 28 anos morreu na noite desta quinta-feira (23 de Agosto de 2012) no campus do Itaim Bibi das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Angelita Pinto agonizou por 40 minutos até a chegada de uma ambulância do Corpo de Bombeiros. Ela começou a passar mal por volta das 21h30 na sala de aula. Quando os bombeiros chegaram, já era tarde demais. A estudante, segundo parentes, sofria de arritmia cardíaca e havia um mês que não tomava medicamentos por orientação médica.

O marido da universitária, José Carlos dos Santos, ao chegar na faculdade, foi informado pelos bombeiros, por colegas de Angelita e por policiais que não havia médico e enfermeira naquele momento na instituição.

Angelita cursava o primeiro semestre do curso de Ciências Contábeis. Santos informou também que a aluna reclamou a uma colega que não estava se sentindo bem e, sem seguida, desmaiou. Ao chegarem à sala de aula onde a estudante estava, os bombeiros ainda tentaram reanimá-la com massagem cardíaca, mas ela já estava morta. Além do marido, Angelita deixa uma filha de 10 anos de idade.

É importante realizarmos as revisões com o cardiologista anualmente ou até de 6 em 6 meses. Percebam que essa jovem tinha parado com a medicação havia um mês e pelo que li em outra reportagem, teria sido por indicação médica. Por que ela parou de tomar os remédios por tanto tempo? Será que o médico estava pensando em trocar a medicação? E não era previsível que isso poderia acontecer? Fica difícil de fazer um julgamento da situação. O mais agravante disso tudo é que a Faculdade não dispunha de médico ou enfermeiro para fazer os primeiros socorros e a ambulância demorou mais de 40 minutos para chegar ao local. Talvez um desfibrilador resolvesse o problema. Esse equipamento é fundamental e deveria ser obrigatório em todos os locais onde existe uma concentração muito grande de pessoas. Nos estádios de futebol se não me engano esse equipamento já é obrigatório.

Apesar de todos os estudos eu acredito que esse problema de arritmia ainda não é totalmente dominado pelos médicos.

Referências:

Categorias: Arritmias | 2 Comentários

Navegação de Posts

2 opiniões sobre “Aluna morre em sala de aula da FMU devido a uma arritmia cardíaca

  1. Angelo

    Cara, achei o seu blog e realmente fiquei muito feliz, pois eu estou encontrando pessoas com o mesmo que sinto e não se sabe ainda a “ORIGEM”. Fé que vai da certo.

  2. temistocles

    pelo o que eu soube ela tinha arritimia desde criança.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: