Nova diretriz para limites do colesterol no sangue

Em 28 de setembro a Sociedade Brasileira de Cardiologia apresentou a nova diretriz que altera os limites considerados saudáveis de LDL, o colesterol ruim, no sangue. As novas orientações são mais severas, especialmente com as mulheres. Antes, pessoas com alto risco de doenças cardiovasculares tinham como meta manter os níveis de colesterol LDL em até 100 miligramas por decilitro de sangue. Agora, a luta vai ser ficar abaixo de 70 mg/dl.

As orientações da 5ª Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose para classificar o risco dos pacientes também mudaram, e é neste ponto que as mulheres são as mais atingidas. Até hoje, pessoas do sexo feminino são classificadas como pacientes de alto risco quando têm mais de 20% de possibilidade de infarto, derrame ou insuficiência cardíaca nos próximos 10 anos. Com a nova diretriz, uma chance maior do que 10% já deve acender o sinal amarelo no consultório médico. Esta probabilidade é calculada de acordo com fatores como tabagismo, idade, histórico pessoal e familiar de doenças cardíacas, diabetes, entre outros.

O estilo de vida feminino mudou e elas têm mais fatores de risco como obesidade, tabagismo e colesterol alto. Há 25 anos, somente uma mulher infartava a cada quatro casos masculinos. Atualmente, nas grandes cidades, esse índice já está quase empatado.

Para atingir as novas metas, há uma consequência: mais pessoas devem receber a indicação de uso de medicamentos para controlar os índices, as estatinas. O ideal seria atingir as metas sem o uso de medicamentos, mas hoje em dia, é mais fácil a pessoa tomar um comprimido (e ficar sujeito a efeitos colaterais) do que levar uma vida com uma alimentação mais regrada e com prática de exercícios regulares.

15651760

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2013/09/nova-diretriz-altera-os-limites-considerados-saudaveis-de-colesterol-no-sangue-4282222.html

Categorias: Uncategorized | 1 Comentário

Navegação de Posts

Uma opinião sobre “Nova diretriz para limites do colesterol no sangue

  1. Pingback: Blog do Fibrilado - Fibrilação Atrial

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: