Ablação: Ecocardiograma Transesofágico

echotrans

O que é, e para que serve?

Um dos exames que provavelmente o cardiologista irá solicitar antes de realizar o procedimento da ablação é o ecocardiograma transeofágico.

O Ecocardiograma Transesofágico é realizado para complementar o resultado do Ecocardiograma Bidimensional com Doppler a Cores. Ambos os exames possibilitam ao seu médico detectar com melhor precisão pequenas alterações anatômicas ou funcionais.

O Ecocardiograma Transesofágico tem sido utilizado para detectar trombos (coágulos) intracardíacos em pacientes que sofreram Acidente Vascular Cerebral. Serve para avaliar os riscos de um coágulo se desprender durante o procedimento da ablação. Também permite melhor avaliação das válvulas e próteses valvares na busca de alterações anatômicas (vegetações ou calcificações) e funcionais como insuficiência ou estenose (estreitamento). As alterações da aorta também são outra indicação desse exame, que permite detectar com segurança a presença de ruptura ou placas de ateroma.

Preparação e como é realizado

Para realizar o exame é necessário jejum oral de 6 horas. Você é deitado sobre o lado esquerdo do corpo, no seu braço e tornozelo direito, são fixadas presilhas para registro eletrocardiográfico durante o exame. Uma veia no antebraço direito é puncionada, por onde vão ser ministradas as medicações (sedativos, etc). Além dos preparativos para o Eletrocardiograma Transesofágico, você será preparado para ser monitorado durante toda a realização do exame, prevenção necessária para garantir maior segurança ao paciente. Serão monitorados seus batimentos cardíacos, eletrocardiograma, pressão arterial, freqüência respiratória e o nível de oxigênio no sangue (oximetria). Após a preparação, é feito um Ecocardiograma normal, que possibilitará ao cardiologista uma primeira visão do seu coração e tomar as medidas do órgão.

A próxima etapa é o Ecocardiograma Transesofágico: após aplicação de anestésico local e, sob efeito sedativo, o transdutor é introduzido no esôfago e operado pelo cardiologista, através do computador. As imagens do seu coração: cavidades, válvulas, artérias, veias e os fluxos intracavitários aparecem na tela com nitidez e são registradas. O aparelho também permite que detalhes do seu coração sejam ampliados. Seu exame também é gravado em vídeo para, se necessário, ser posteriormente reavaliado ou comparado com outros exames. De acordo com a necessidade, também é feito contraste: uma solução de soro fisiológico é aplicada na veia e possibilita analisar a trajetória da corrente sanguíneo no seu coração, para detectar a presença de curto-circuito intracardíaco (comunicação entre cavidades).

Contraindicações

Absolutas

Que impedem a realização do exame: estenose de esôfago, tumor com envolvimento do esôfago, discrasia sanguínea, anticoagulação excessiva, uso recente (menor que 48h) de fibrinolítico, sangramento recente (menor que 1 semana) de varizes de esôfago, divertículo de Zenkel.

Relativas

Dificultem não impedem a realização do exame: uso recente (menor que 48h) de fibrinolítico, sangramento recente (entre 1 semana e 1 mês) de varizes de esôfago não tratadas por escleroterapia, insuficiência respiratória (necessário suporte ventilatório prévio).

Existem complicações ou efeitos adversos?

O Ecocardiograma Transesofágico é procedimento semi-invasivo de baixo risco. Não causa dor nem desconforto respiratório. Algumas complicações podem ocorrer relacionadas ao procedimento e à utilização da sedação: pequenos sangramentos na garganta, dificuldade à passagem da sonda esofágica (em pacientes com doença prévia de esôfago), lesões na mucosa do esôfago, pequenas variações na oxigenação e no ritmo cardíaco. Complicações graves são muito raras e para maior segurança do paciente é realizada a monitoração contínua do ritmo cardíaco e da oxigenação durante o exame


E vocês já fizeram esse exame para ablação ou por algum dos outros motivos citados? Comentem suas experiências! Vamos enriquecer o conteúdo do blog.

Categorias: Uncategorized | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: