Alimentos que fazem bem ao coração

Dieta adequada é fundamental para evitar as doenças cardiovasculares. Má alimentação, sedentarismo, ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, obesidade, hipertensão arterial, colesterol elevado e diabetes estão entre os principais fatores de risco das doenças cardiovasculares.

Segue um relação de alimentos que fazem bem ao coração e deveriam ser consumidas diariamente por todos nós. Claro que existem muitos outros mas vamos começar com esses:

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LARANJA

É rica em um tipo de fibra solúvel, a pectina. Essa fibra reduz a absorção do colesterol ingerido na dieta e diminui seu acúmulo nas veias e artérias. Também é boa fonte de potássio, mineral importante no controle da pressão arterial.

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COUVE

Rica em antioxidantes, vitaminas A e E, além de magnésio e fibras. Esses antioxidantes diminuem a oxidação da gordura e a formação de placas de colesterol. O magnésio melhora a elasticidade das artérias e, consequentemente, a circulação, ajudando no controle da pressão arterial.

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ALHO

Tem potente ação no controle da pressão arterial. Pesquisas mostram que o alho inibe uma enzima chamada angiotensina que tem papel vasoconstrictor. Com essa enzima inibida, os vasos são mais relaxados e o sangue circula melhor.

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VINHO TINTO E SUCO DE UVA
As uvas escuras são ricas em polifenóis, que melhoram a elasticidade dos vasos e ajudam e diminuir a formação de placas de colesterol. Claro que o vinho deve ser bebido com moderação devido ao álcool que induz a arritmias.

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CHOCOLATE AMARGO OU CACAU

O cacau é rico em flavonoides, antioxidantes que diminuem a formação de placas de colesterol, ao mesmo tempo em que melhoram a flexibilidade dos vasos. Seu consumo está relacionado à redução da pressão arterial e também ao menor risco de infarto. Utilize 30g de chocolate amargo ao dia ou o cacau em pó na preparação de bebidas ou frutas.

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PEIXES DE ÁGUA MARINHA OU PROFUNDAS

O ômega 3, presente no salmão, atum ou sardinha, é fundamental para a saúde cardiovascular. Além de ser anti-inflamatório, esse tipo de gordura do bem diminui os níveis de triglicérides, aumenta os níveis de HDL e diminui o risco de arritmias. Para os que não comem peixe, a chia e a semente de linhaça são boas fontes de ômega 3.

O que me preocupa é que o salmão que é vendido aqui no Brasil vem de cativeiros e a alimentação que é dada a esses peixes não é a mesma que eles encontram no seu ambiente natural, como algas e plânctons encontradas nas águas profundas então acredito que o seu valor deve ser diminuído.

Se quiserem pesquisar mais sobre o assunto segue um link que compara o salmão natural e o de cativeiro. O ideal é mesmo é comer o que vem do Alasca… http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/guia/polemica-do-salmao-o-peixe-criado-em-cativeiro-nao-faz-bem-saude.html

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LENTILHAS

Estudos relacionam o consumo de leguminosas, com destaque para a lentilha, ao menor risco de doenças cardiovasculares, devido ao alto teor de fibras, magnésio, potássio e ácido fólico, nutrientes relacionados ao controle da pressão arterial.

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AMÊNDOAS

Amêndoas são fontes de gorduras insaturadas, um tipo de gordura que no fígado não é transformada em colesterol. Também tem fitoesteróis, que diminuem a absorção do colesterol da dieta.

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ROMÃ

Pesquisa feita em Israel mostrou que o consumo de suco de romã, devido aos seus antioxidantes, não só controlou a formação de placas de colesterol, mas também reduziu o entupimento das artérias. A sugestão de consumo é de 250ml do suco ao dia.

Então, que tal tentarmos inserir pelo menos 1 ou 2 alimentos dessa lista na nossa dieta?

Até mais!

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